As suas longas procissões atraem os patudos mais curiosos podendo ser uma curiosidade fatal.
A Processionária do Pinheiro, vulgarmente conhecida por Lagarta do Pinheiro, é típica do Sul e Centro da Europa, porém devido às alterações climáticas, tem se observado por toda a Europa. Infestações por esta espécie levam à desfolhação de pinheiros e cedros que os fragiliza e torna suscetível a outras pragas.
O seu nome deve-se ao facto de formar longas procissões de lagartas na Primavera que abandonam o seu hospedeiro – as árvores, e dirigem-se para o solo para se enterrarem e prosseguirem com o seu ciclo de vida passando por pupação e atingirem o seu estado adulto.
A Lagarta do pinheiro representa um perigo para a Saúde Pública, pois os seus pêlos urticantes causam severas alergias, urticárias e, em casos mais graves, necrose dos tecidos no Homem e animais domésticos. Desenvolvem-se tendencialmente em zonas habitacionais, parques públicos e florestas, áreas recreativas das escolas e creches, cemitérios e qualquer local com zonas verdes com pinheiros.
Sinais de infestação pela processionária do pinheiro:
01
No inverno – ninhos de seda nos topos dos pinheiros
02
Na primavera – filas de lagartas a percorrerem a árvore até o solo
Cada lagarta coloca cerca de 200 ovos, podendo-se encontram até 2000 indivíduos desta espécie num pinheiro. A identificação atempada da presença de praga é imprescindível, tal como uma avaliação profissional do local da infestação e seleção de uma metodologia adequada para que o controlo da praga seja eficaz. Note que o conhecimento do Ciclo de Vida desta espécie conforme a estação do ano é o fator mais importante para a combater.
Uma intervenção sem devidos conhecimentos pode proporcionar reinfestação ou potenciar um agravamento da infestação existente, além de colocar a sua saúde em risco.
Em caso de infestação nos arredores da sua casa ou empresa não hesite em contactar os profissionais da iCatch.
Sinais de infestação pela processionária do pinheiro:
No inverno – ninhos de seda nos topos dos pinheiros
Na primavera – filas de lagartas a percorrerem a árvore até o solo